Cronograma
-
Agora Complementação da inscrição postergada 8 a 10 de fevereiro de 2022
Complementação da inscrição postergada para o primeiro semestre de 2022.
-
Em breve Inscrições 8 a 11 de março de 2022
Período de inscrições para o Fies.
-
Em breve Resultado - Fies 15 de março de 2022
Caso você tenha sido pré-selecionado(a), complemente sua inscrição no período de 16 a 18 de março de 2022.
-
Em breve Complementação das informações da inscrição 16 a 18 de março de 2022
Complementação das informações da inscrição para candidatos pré-selecionados na chamada única do Fies.
-
Em breve Lista de espera - Fies 16 de março a 28 de abril de 2022
Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no prazo de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.
Conheça o FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
A partir de 2018, o FIES passou oferecer um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. A inovação trouxe melhoria na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.
O que mudou
O FIES mudou para melhor. Tem agora como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo. O FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.